quinta-feira, fevereiro 26, 2009

Just For Now (Só por agora)


Agora que tenho menos tempo para remar, sobram os fins-de-semana e alguns dias de mini-férias para tirar a barriga de misérias.
Remo, só mesmo em regime de manutenção/lazer. De facto, surpreendo-me como não temos o costume de ver mais antigos remadores neste tipo de regime.

Redescobri a beleza deste desporto. Não pela vertente competitiva, mas sim porque sabe bem ir queimar para a máquina, puxando pela outra máquina que é o nosso corpo, ou ir fazer quilómetros para água. Algo que se torna ainda mais especial quando o sol e o vento (ou a falta dele) nos abençoam com águas lisas.


Tenho a certeza que a médio/longo prazo a aposta em regimes de lazer/manutenção (de qualidade) trará resultados aos clubes que a fazem. É que este desporto, praticado em condições normais e de qualidade mínima, transmite um estado de espírito, para mim, pouco comum nos outros desportos. Quando temos a sorte de o praticar em condições perfeitas, tal torna-se mais evidente.

Por outro lado, se pararmos por um segundo e observarmos os iniciados, juvenis, etc...(se tal for possível), é engraçado perceber que, de facto, o Remo é uma escola da vida. Pelo menos, do sítio de onde venho é assim, no Clube dos Galitos é assim. Mais do que remadores ou campeões, ali (e imagino que em outros clubes também) formam-se Homens e Mulheres, Amigos e Amigas. Algo que normalmente passa despercebido quando somos mais novos.

Só por agora, só por breves momentos, gostava de volta à tranquilidade da juventude, aos treinos de juvenil e ter a consciência disto mesmo. Por outro lado, se assim fosse talvez não tivesse agora tanto impacto.

Na verdade, só por agora, apetecia-me voltar a segunda de manhã, por volta do 12h, com o skiff parado em frente à Ilha do Capitão Rebocho em plena Ria de Aveiro. Sol bem lá no alto, vento nulo e águas lisas. Sentir mais uma vez aquela remada (quase) perfeita, the perfect stroke.

Priceless!

Há momentos únicos. Espero que também tenhas o teu.

quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Practical Wisdom

Um dos melhores TED Talks do TED 2009.

Remete-nos para uma perspectiva que, no momento actual do remo português em que se houve falar em tantas teias burocráticas, é verdadeiramente inspiradora.

Um pouco longo, mas muito bom.



"Barry Schwartz makes a passionate call for “practical wisdom” as an antidote to a society gone mad with bureaucracy. He argues powerfully that rules often fail us, incentives often backfire, and practical, everyday wisdom will help rebuild our world."

quinta-feira, fevereiro 12, 2009

Primavera '08 - Stormy Weather

A Primavera do ano passado proporcionou um treino que está na memória da tripulação deste 8+.


Agora, que faz quase um ano (mais mês, menos mês) e que atravessamos dias com algum Sol, é engraçado olhar para trás e relembrar o vento, a chuva torrencial, as ondas, o frio, o granizo e os relâmpagos.


Quase um worst case scenario.

segunda-feira, fevereiro 09, 2009

Worst Case Scenario

Mundial de Juniores de 2003.
Já não me lembro de quem lá foi.
Mas, certamente se lembram de imagens como esta.
Dá para rir e para chorar.

Em todo o caso, este tipo de situação podia estar incluído no arquivo de worst-case scenarios.
Pelo menos, cá pela Ria já tivemos alguns sustos. Histórias e outras tantas estórias não faltam...

segunda-feira, fevereiro 02, 2009

Ser Campeão...



Não tive o prazer de ver em directo a final do Australian Open, mas durante a tarde lá fui vendo o resumo pela Eurosport.
Alguns cliques e fiquei a par do que se passou durante a cerimónia de entrega de prémios.

Que o jogo tinha sido de Campeões, já sabia. Não sabia era que a dita cerimónia merecia também um especial destaque. Desta vez, serviu também para embelezar ainda mais este fantástico encontro, leia-se saudável embate.

Postura de Campeão, não se vê só durante o jogo. Vê-se também na hora de receber os prémios, de fazer os agradecimentos e... bom, o melhor é mesmo ver:



A beleza do desporto!