sexta-feira, março 13, 2009

Ribadavia, uma crónica (mais ou menos)

A convocatória, datada do dia 4 de Fevereiro, não enganava. Fazia prever que esta romaria à Galiza seria um espectáculo e assim foi.

Depois de um ou dois treinos em barcos curtos, lá fomos capazes de construir uma equipa inter-geracional, desde o timoneiro até ao proa, passando pelos remadores da casa das máquinas...a idade, quer por excesso quer por defeito, não se fez sentir!

O destino era Ribadavia e no programa, um pouco diferente do que nos teria sido anunciado umas semanas antes, constavam 3 tiros de 1000 metros (sábado, 28 Fev.) e uma regata ao estilo "head of the river" de 6,5 km (domingo, 1 Março). A 2ª parte já era do nosso conhecimento, a 1ª é que não...mas a malta não esmoreceu.

E pronto, eis que os magníficos galináceos da classe lazer/manutenção, se fizeram à estrada num espirito inconfundível, sempre com boa disposição e alegria, prontos para descarregar até em Resende (private...), sempre fieis ao seu objectivo: diversão, camaradagem, remar e chegar(bem) ao fim!


Pelo meio do fim-de-semana (saturday night) houve ainda tempo para uma breve deambulação pelo centro de Ourense, aqui já com a porta da carrinha avariada (não perguntem...), suficiente para o Matias passear o equipamento (coisa sempre bonita), para olear (leia-se cervejinha) os motores para a regata e conhecer o belo centro histórico com as suas belas...fachadas :)


Depois dos tiros de 1000 metros de sábado, que nos soube a pouco (ou a muito, depende da posição no barco), e de uma noite bem dormida, eis que chegou o dia de bombar a sério.
O nosso desfio era simples: fazer uma boa regata (dentro da nossa ambição - algo que foi conseguido) e, acima de tudo, tirar prazer e matar saudades ao dar umas boas varadas.

Iniciámos o dia com os pormenores técnicos do barco. É que isto de quem treina e rema pouco, tem de ter cuidado com todos os pequenos detalhes e, já se sabe, uma boa afinação faz toda a diferença! :)


Depois do barco, lá fizemos o aquecimento. Uma corridinha e mobilidade. Não pouco e nem muito, o suficiente. Não fossemos aquecer em demasia, chegariamos ao inicio dos 6,5km e teriamos que pedir aos amigos Russos, que por lá andavam, que nos rebocassem.

Enfim, "acacimento já passu" (como diria o Boicu) e fizemo-nos à água. Mais aquecimento nos 6,5km para cima, até ao local de partida e lá viemos nós, percurso abaixo sempre a bombar.


A regata tinha partidas de 30 em 30 segundos e com um plano de águas formidável, é com felicidade que anúncio que só fomos ultrapassados pelos 8+ Russos (A e B). Diga-se que mais pareciam uns comboios. De resto, falava-se uns dias antes que não conseguiriamos remar acima das 26 vogas (remadas/minuto) ... ahaha ... enganavam-se! Estoicamente, viemos sempre acima das 30, fantástico...ninguém se sentiu mal. Aliás, houve quem pedisse mais e mais.

Regata feita, arrefecimento também. Lá fomos desmontar a máquina e tomar o belo do duche.
Aqui nada a referir. A não ser o facto dos Russos terem ficado intimidados...e não foi pela nossa altura, porque eles aí ganhavam (mas só aí e na água)...

Em termos de classificação geral..bom isso não importa (a ver aqui). O que importa é referir que a entrega de prémios e o almoço foram bem porreiros. Havia comida q.b., cervejinha e sangria oferecida (tava lá uma marca a promover umas bebidas novas) , boa disposição, palminhas e uns casaquinhos bonitos (estes ingleses não facilitam).

A viagem para baixo foi sempre animada. Graçolas e tal, ainda com tempo para comer um geladinho no Burger King (ali perto da Maia acho eu..). Um agradecimento especial ao Sr. Alaska, amigo, delegado e chofer de serviço (aliás um eterno homem já nestas andanças); ao Sr. Rui Pedro pelas fotos e por ter mantido a proa em ordem...e ao resto da tripulação: Matias, João , Tó, Cavaco (Sr. Pres.), J. Coelho, Fresco e J. Velhinho (timoneiro), um forte abraço.

Foi um prazer. Assim é porreiro. Suficientemente bem remado, sem stress, com prazer, divertido (Rui Pedro e o Matias não facilitaram neste ponto) e com muita amizade.

Ah, quando o próximo treino?!? :)

5 comentários:

Anónimo disse...

Adorei a cronica, Ricardo!!! Um abraco para todos!
Se precisarem de um timoneiro para a proxima, apitem!
Miguel

Anónimo disse...

Estou aqui para confirmar que assim foi! Do melhor....o espírito galináceo no seu melhor!....Contem comigo para a próxima vez! Prometo que não deixo baixar das 30;)..Aquele Abraço a Todos!

Anónimo disse...

a prova foi no espírito-
"vai que dá". A velocidade era tanta que o alaska quase que não conseguia tirar as desejadas fotos (apenas conseguido graças a uma máquina com uma velocidade de disparo louca)
estes tipos dos galitos são uns loucos.
abraços

Anónimo disse...

ler estas linhas é um espectáculo! é um reviver de emoções e tempo mt bem passado!
p + isto é a versão + aproximada a q alguem dos galitos (creio eu!) chegou do LIVRO (q nunca foi escrito e melhor q nao seja, né!? ...cia à rema, tás a olhar p o c@ralho e eu tou-te a ver., o sr é um anjo, o q seria deus!?...bla bla...nao interessa)
ricardo obrigado por teres tido iniciativa de por estas cenas aqui e ainda bem q toda a gente se divertiu sem ter q recorrer ao sr encrenca e afins...eh eh
nao podemos é perder o momentum, dentro da disponibilidade de cada!!!
ganda abraço p todos, rui pedro
PS: qto à proposta do mike p cox, qdo eu tiver +100kg, acho q poderiamos poderá!?

Unknown disse...

Este fim de semana em Espanha foi sem dúvida bom , pelo vosso relato e também pelo que se passou connosco, apesar de sábado o tempo não ter ajudado sempre deu para quebrar a monotonia.
No nosso caso a organização deu-nos dois hotéis diferentes e claro que nós acertamos no errado e ainda por cima tivemos de jantar no restaurante certo, a meia hora de carro no hotel errado, enfim, marcou o dia.
Interessa nestas coisas é tirar o devido prazer e desfrutar do momento....

Grande abraço

Ricardo