sábado, junho 06, 2009

Danish Golden Four (LM4-)

Não resisto a fazer uma referência/homenagem a estes bichos.
Golden Four da Dinamarca que durante um par de anos dominou o Shell de 4- ligeiro.
Eles eram: Victor Feddersen (4), Eskild Ebbesen (3), Thomas Poulsen(2) e Thomas Ebert (1).
No primeiro vídeo percebe-se que o espírito e a atitude podem fazer a diferença.



De resto, sem esquecer a "alta-voltagem" típica de ligeiros, ter muito power lá no meio também ajuda...



Não é?
Eram de uma agressividade incrível.
E com um recorde do mundo de 5:45.60, apenas a 4 segundos do M4- (pesado), torna tudo ainda mais lindo de se ver.

Ainda me lembro de se falar de como haveria de ser uma regata contra os M4- pesados, fosse o 4 Inglês de 2000, o Oarsome Foursome Australiano ou o da Alemanha de 2002 que detém o recorde...

Aceitam-se apostas.

7 comentários:

João França disse...

O primeiro video mostra porque é que eles são a grande equipa do Lm4-.Desde 1996, ano em que, pela primeira vez, a categoria ligeiros participou nos jogos, já lá vão 3 medalhas de ouro e uma de bronze, esta última, uma grande vitória depois de uma lesão que afastou o Thomas Poulsen dos Jogos de Sydney. Tive a oportunidade de os conhecer pessoalmente e inclusivamente de remar com eles! E o que impressiona é não só a sua sede de vitória, mas essencialmente o seu perfeccionismo, conjugado com uma notória humildade. São um exemplo para o remo, mas também para toda a sociedade dinamarquesa. Lembro-me de um dia, numa recepção em Coimbra, ter conhecido uma senhora dinamarquesa dos seus 50 anos, que, ao perguntar-lhe se conhecia o GuldFireren, me respondeu: Como é que não!? Isto mostra bem da diferença de valoração que se dá aos verdadeiros desportistas, comparando a Dinamarca com Portugal. E a nova geração já vem aí: http://www.guldfireren.dk/

João França disse...

Ah, e sem esquecer que o intervistador é apenas e tão só, o já lendário David Goldstrom da Eurosport Europe!...Só mesmo para aficionados!

RF disse...

O impressionante é também o factor geracional. As gerações vão e vêm e conseguem ser competitivos.

É uma outra escola..

Estevão disse...

Penso que chegaram a fazer uma prova contra o 4- do Redgrave e Pinsent e perderam por muito pouco. tenho ideia de ouvir num dos mundiais dessa epoca, quando as duas equipas dominavam os respectivos eventos.

João França disse...

Caro Estevão, eles e os ingleses com o Redgrave defrontaram-se mesmo em Henley, julgo que em 1999. Essa regata aparece na serie GoldFever, da BBC, que foi feita durante os treinos do 4- do Redgrave no caminho para Sydney. Saudações desportivas e continua o bom trabalho aí por terras de Sua Majestade.

Teresa Cardoso disse...

Eu vi esta regata ao vivo e a cores e posso dizer que estavam umas aguas que ninguem pensava que as provas se iam realizar... e os autriacos que mais tarde tiveram umas aventuras com doping e nunca mais ninguem os viu!!!
Bem é sem duvida outro mundo!!!

João França disse...

Aqui está o video com parte da regata de Henley entre o 4- do Redgrave e o lm4- da Dinamarca: http://www.youtube.com/watch?v=8NSp1lSTvlQ Quem está vivo, sempre aparece já diz o velho ditado!